Irmãs do Bom Conselho celebram 60 anos de fundação

A missa do jubileu de 60 anos de fundação do Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, foi realizada no Palácio São Joaquim, na Glória, onde a congregação começou. 

“Foi nessa casa, o Palácio São Joaquim, que, por providência de Deus, o instituto nasceu e floriu e temos a alegria de beber da espiritualidade e da inspiração das fundadoras, sob a direção de madre Bernadete: ‘Por eles, eu me consagro (Jo 17,19)’. Tantos anos depois, vemos os frutos da graça de Deus que tanto bem fez e faz na vida das pessoas e na caminhada da Igreja”, disse.

A missa, que contou com a presença da superiora, madre Conceição Pontel, e de diversas religiosas da congregação, foi concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Roque Costa Souza, Dom Paulo Romão e Dom Tiago Stanislaw. 

O arcebispo enfatizou que celebrar o jubileu da congregação – que tem o carisma de rezar pela santificação dos sacerdotes e em tudo amar e servir – é semelhante à proposta da Quaresma. São tempos especiais de recomeço, de renovação da vida cristã. 

“Dom Jaime aceitou e confirmou o carisma das fundadoras em nome da Igreja, o que foi se confirmando com o tempo com novas vocações. A celebração do jubileu nos faz voltar às fontes, aos inícios, não só do local físico, mas do que significa o carisma, a finalidade, aquilo que faz parte das preocupações da Igreja”, disse.

Ainda na homilia, Dom Orani incentivou as irmãs do Bom Conselho a “lançar as redes em águas mais profundas” e a fortalecer o carisma: “A Igreja precisa de quem reza e se sacrifica pelos sacerdotes. Quanto mais eles buscam o caminho da santidade, mais condições eles têm de santificar o povo de Deus que lhe foi confiado”, disse.

 

Rumo aos 60 anos

No final da celebração, após a Comunhão, a superiora do Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho, madre Conceição Pontel, fez vários agradecimentos, em especial ao arcebispo Dom Orani, por presidir a missa em ação de graças e pelas irmãs, amigos e benfeitores que acompanham a celebração nas redes sociais.

“Celebrar o 60º aniversário de fundação do nosso Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho, aqui nesta casa onde tudo começou, é pura dádiva de Deus. É tempo de lembrar com carinho o primeiro amor, o que passou e deixou marcas. É como se fosse o presente. Abracemos tudo com esperança”, disse. 

A superiora agradeceu a Deus pela existência do instituto. “O infinito amor de Deus fez-nos chegar até aqui. Em tudo queremos render- lhe graças, porque o Senhor nos guardou em suas mãos cada instante da  nossa existência. Agradecemos a todos que fazem parte da nossa história e entrega total ao Senhor”, disse.

Madre Conceição também agradeceu aos “amigos e benfeitores no âmbito espiritual e material, com amor e zelo, estão presentes, oferecendo sempre o melhor para o crescimento do instituto, que orantes e sempre a escuta da vontade de Deus estão qual faróis a iluminar o nosso caminho. A todos nossos sinceros agradecimentos e que juntos continuemos louvando e agradecendo a Deus pelo grande dom da existência do nosso instituto. Obrigada a todas as pessoas que nos ajudaram a crescer. Que possamos realizar o nosso ideal, colocando todos os nossos dons a serviço da construção da vida e da esperança”.

De modo especial, madre Conceição agradeceu às “queridas irmãs que procuram junto viver o ideal da consagração a Deus e a imolação pela santificação dos sacerdotes, para que continuemos a cada dia unidas e que a Eucaristia seja para nós a força e o marco central de nossa identidade com Cristo, o Sumo e Eterno sacerdote. Que saibamos nos consumir como uma vela diante de Jesus Sacramentado e descobrir no ordinário do dia a dia a beleza da santidade”. 

Ao encerrar a mensagem, madre Conceição desejou que o instituto possa seguir rumo aos 60 anos sempre “avançando para águas mais profundas”, e pediu bênçãos de Deus, com preciosas graças, pela intercessão da Mãe do Bom Conselho para todos.


Proximidade

Também no final da celebração, na sua mensagem, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom Roque Costa Souza agradeceu a Deus pela presença e o carisma do Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho na arquidiocese, e deu testemunho de sua convivência com a congregação pela proximidade com o Seminário Arquidiocesano de São José.

“Quando fui acolhido no seminário em 1988, também teve início a missão das irmãs do Bom Conselho na casa. Sempre brincava com a irmã Raquel que chegamos juntos para a formação. Depois da ordenação, fui acolhido pela irmã Terezinha na Paróquia São Francisco de Assis como vigário dominical. Na época, a administração da paróquia era confiada à congregação”, disse. 

Dom Roque lembrou que ainda na formação, continuou a trabalhar com as irmãs do Bom Conselho no seminário e também quando foi enviado à Paróquia Nossa Senhora das Graças como vigário dominical, onde estavam presentes as irmãs Amparo e Clara.

“Quando nomeado bispo auxiliar, fui acolhido no Palácio São Joaquim pela comunidade residente. Dou testemunho do carinho e do desenvolvimento do carisma, que se colocam em oração e na proximidade com os sacerdotes. Sinto-me muito fortalecido no período de convivência com as irmãs”, disse Dom Roque, evidenciando que a congregação está também presente no seminário, na Casa do Padre, no Centro de Estudos do Sumaré, na Fazenda de Itaipava e em Botafogo. 

Dom Roque observou ainda que quando fez parte da diretoria da Casa do Padre, teve início a presença das irmãs do Instituto Bom Conselho na casa com a missão de cuidar dos sacerdotes eméritos e enfermos.

“Agradeço pela proximidade e desenvolvimento da missão. Sempre permanecemos unidos em Jesus Cristo, orando uns pelos outros. Peço ao Senhor que o envie santas e numerosas vocações sacerdotais e religiosas, especialmente para o Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho”, concluiu Dom Roque. 

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias