Visita Ad Limina: ecumenismo e ida a Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica | ArqRio | 06/10/2022

O penúltimo dia de compromissos oficiais dos bispos do Regional Leste 1 – CNBB junto aos organismos da Santa Sé em virtude da Visita Ad Limina Apostolorum teve início com um encontro no Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, onde foram recebidos pelo Cardeal Prefeito, Dom Kurt Koch.

Este Dicastério foi criado no ambiente do Concílio Vaticano II, no ano de 1960 e seis anos depois fora confirmado pelo Papa São Paulo VI, como um organismo permanente da Sé Apostólica. Dessa forma, busca cumprir o papel de de aplicar-se com iniciativas oportunas ao empenho ecumênico por recompor a unidade entre os cristãos, buscando que seja colocado em prática os Decretos do Concílio Vaticano II referentes à temática do Ecumenismo.

A saudação ao Cardeal Koch, que desempenha a função de Prefeito desde o ano de 2010, foi feita pelo bispo de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, que também apresentou um panorama referente à relação entre os católicos e as demais igrejas e religiões. O bispo iniciou sua fala recordando que “o Regional Leste 1, que geograficamente coincide com o Estado do Rio de Janeiro, é composto de realidades humanas e culturais muito diversificadas e isso se reflete também na vivência do espírito ecumênico e no diálogo inter-religioso”. Falou sobre as diversas iniciativas realizadas pela Igreja Católica no Estado, principalmente a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) que é desenvolvida por todas as Dioceses. Dom Ricci apontou também as dificuldades encontradas nesse tempo presente, disse:

“O momento atual brasileiro não parece muito favorável ao Ecumenismo e ao Diálogo inter-religioso, devido a fortes polarizações dentro e fora da Igreja. Gestos de intolerância religiosa com acinte de violência, muitas vezes misturados com ideologias políticas ou por elas motivados, acirram os ânimos e dificultam a construção de um clima de respeito mútuo. Como Pastores, procuramos evangelizar e indicar caminhos de respeito, diálogo, perdão e reconciliação. Neste sentido, as palavras e os gestos de Papa Francisco são de exemplo e estímulo para reforçar atitudes ecumênicas e de Diálogo inter-religioso, e por isso lhe somos muito gratos.”

 

Após visitarem o Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, os bispos do Regional Leste 1 – CNBB seguiram até o Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, cumprindo mais uma atividade deste penúltimo dia da Visita Ad Limina Apostolorum.

O Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica equivale a última instância dos Tribunais Eclesiásticos em todo o mundo – “Roma locuta, causa finita”, que quer dizer “Roma falou, causa encerrada”, brincou, o Padre Mário Rui de Oliveira, Chanceler da Assinatura Apostólica, que recebeu a delegação do episcopado fluminense na entrada do organismo.

O Cardeal Prefeito, Dom Dominique François Joseph Mamberti, que não pode estar presente neste compromisso devido a estar se recuperando de uma enfermidade, foi representando pelo Secretário do Dicastério, Dom Andrea Ripa.

Em nome dos bispos do Estado do Rio de Janeiro, Dom Juarez Delorto Secco, saudou o corpo colaborativo da Assinatura Apostólica, desejando saúde ao Em.mo Sr. Cardeal, e fez uma breve panorama da situação dos Tribunais Eclesiásticos presentes no Regional Leste 1, recordando que, “anualmente enviamos nossos Relatórios sobre o estado e atividade dos Tribunais, vemos neles parte do diálogo e comunicação tão necessários para o estabelecimento da comunhão entre nossas Igrejas e a Sé Apostólica no âmbito da aplicação da justiça”, disse o bispo.

Dom Juarez, recordou o esforço dos bispos em atender à solicitação do Papa Francisco no Motu Proprio, buscando constituir novos Tribunais Diocesanos no Regional, – “Acreditamos que desta forma, tornamos a aplicação da justiça onde ela deve estar, o mais próximo possível daqueles que confiam suas demandas à sua Igreja Particular e seu pastor.”

 

Ainda durante a manhã do quarto dia da Visita Ad Limina Apostolorum, os Bispos do Regional Leste 1 da CNBB visitaram o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral onde foram recebidos pelo Cardeal Prefeito, Dom Michael Czerny, S.J. Este organismo foi criado em 2016 pelo Papa Francisco e tem por missão cuidar de todas as mazelas ligadas à condição humana, seja, pelas doenças ou por questões sociais, como a Guerra e o Tráfico Humano.

Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, Bispo de Campos dos Goytacazes fez a saudação ao Cardeal Prefeito e destacou que – “otrabalho oferecido pelas fundações das três comissões que estruturam o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral é de grande proveito por o seu valor formativo encorajador com as orientações sobre a Pastoral Migratória intercultural.”

Em breve resumo à redação da Ad Limina, disse ele:

“As mensagens que colaboram e dão sentido humanitário ao Cristão são as seguintes datas : Dia do Mar, Dia Mundial da Pesca, Dia Mundial da Saúde Mental, o Dia Mundial da Saúde, de Combate à Hanseníase, em Defesa dos Portadores de Doenças Raras, o Transtorno do Espectro Autista e Contra o Abuso e Tráfico de Pessoas. A Cáritas do Rio de Janeiro tem sido, dentro das possibilidades, acolhedora e sensível dentre os desafios da migração dos refugiados no Estado e seus programas de integração têm mostrado a cara de uma Igreja solidária com esta realidade.”

 

Finalizando a agenda de visitas aos organismos da Santa Sé neste penúltimo dia de Visita Ad Limina Apostolorum, os bispos do Regional Leste 1 – CNBB estiveram no Dicastério para o Clero, que tem como Prefeito o coreano Dom Lazarus You Heung-sik, criado Cardeal no último Consistório Público de 27 de agosto deste ano, ocasião em que também fora criado o Cardeal Paulo Cezar Costa, que acompanha os bispos do Estado do Rio de Janeiro nessa missão oficial.

Cardeal Lazarus recebeu os bispos e foi saudado por Dom Luiz Henrique da Silva Brito, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda que, em nome dos bispos do Regional, renovou o compromisso pastoral dos nossos pastores como Santo Pedro e o seu ministério pastoral – “É com grande alegria e em espírito de comunhão que nós, Arcebispos e Bispos do Regional Leste I da CNBB, podemos visitar o túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo e expressar nossa comunhão com o Sucessor de Pedro, princípio e fundamento da unidade da Igreja. É costume, nesta ocasião, os Bispos visitarem os diversos Dicastérios que colaboram com o Romano Pontífice no incremento da obra da Evangelização, que recai primeiramente sobre seus ombros. Neste sentido, é de primordial importância para nós estarmos na Congregação para o Clero, que tem a grande missão de auxiliar o episcopado no cuidado de nossos sacerdotes e diáconos, colaboradores em nossa missão de apascentar o rebanho a nós confiado”, disse o bispo.

Continuando, Dom Luiz Henrique fez uma exposição sobre a situação do clero no Regional Leste 1, recordando, sobretudo, o grave problema sanitário com a pandemia da Covid-19 – “Tivemos no contexto de nossas igrejas fechadas, no ano de 2020, uma recriação do modo de evangelizar e atender ao nosso povo, tão abatido pela pandemia. Nossos sacerdotes buscaram, mantendo o devido distanciamento social, dar assistência a todos. Como heróis da fé, não só atendiam, via online, com as celebrações litúrgicas, reuniões, orientação espiritual, catequese, como também muitos se sentiram impelidos a enfrentarem o risco de infecção, indo ao encontro presencial para socorrerem inúmeras pessoas em suas necessidades materiais, psíquicas e espirituais. Vários dos nossos sacerdotes pagaram com a própria vida tal dedicação, no exercício de seu ministério”, recordou o bispo e seguiu – “​Podemos, também, constatar, em nossas Dioceses, sacerdotes que desejam se dedicar à vida missionária em regiões muito carentes de ministros ordenados, como também no atendimento aos migrantes brasileiros que também necessitam do conforto e apoio espiritual.”

Dom Luiz disse que os bispos receberam, com grande esperança, a nova Ratio fundamentalis – Documento do Dicastério para o Clero sobre a formação dos candidatos ao presbiterado – “Estamos buscando em nossos Seminários aplicar tais diretrizes para formação de nossos sacerdotes em sintonia com a conferência episcopal brasileira, a CNBB, no que tange à sua aplicabilidade em nível nacional, nos empenhando em prepararmos os futuros padres para que sejam ministros abnegados e servidores, firmes diante da sedução do aburguesamento, como nos pede o Papa Francisco: ‘sacerdotes despojados, pobres com os pobres.’”

Por fim, o bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda, falou sobre o Serviço de Animação Vocacional, no qual – “também constatamos os frutos da Pastoral Vocacional em nossas Dioceses com a busca crescente de jovens que desejam discernir o chamado de Deus. Para nós, este é um sinal de grande esperança em meio a tantos desafios dos tempos modernos, ao percebermos que nossos jovens ainda se encantam e, com generosidade, querem servir ao Senhor que os  chama na Sua Igreja. Certamente, o Ano Vocacional, proposto pela Igreja no Brasil será um grande momento de graça e de reavivamento das vocações em nosso imenso território brasileiro”, concluiu Dom Luiz.

A Visita Ad Limina segue com a Missa na Basílica Papal de Santa Maria Maior, com a presidência do Bispo de Itaguaí, Dom José Ubiratan Lopes, OFM. Cap., às 16h, em Roma – às 11h, de Brasília. Os Bispos do Estado do Rio de Janeiro seguem na visita até sábado, dia 8 de outubro, quando ocorrerá a Reunião de avaliação da Visita Ad Limina Apostolorum no Colégio Pio Brasileiro onde estão hospedados.

 

Regional Leste 1 – CNBB

Fotos: Luciana Martins e Paulo Junior 

 

 

Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos

 

Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica

 

Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral

 

Dicastério para o Clero

 

Missa na Basílica Papal de Santa Maria Maior

Categorias
Categorias